O que é profilaxia dentária e quais são seus benefícios?

Conheça a importância desta grande aliada da saúde bucal

Tudo bem, a palavra pode até assustar… Mas, na verdade, o conceito de profilaxia é bem simples e independente de conhecer a palavra você certamente sabe do que se trata!

O significado da palavra profilaxia está relacionado à prevenção, e no contexto odontológico, à prevenção de problemas bucais. 

Ou seja, a profilaxia nada mais é que a limpeza bucal mais profunda realizada por um cirurgião dentista no consultório e, diferentemente da rotina de higiene feita em casa, ela deve ser conduzida com material e produtos específicos. 

A profilaxia colabora para a manutenção da saúde bucal e deve ser feita periodicamente, a fim de evitar complicações. Na Clínica Abla, desde a primeira consulta enfatizamos a importância dos cuidados preventivos na odontologia e é justamente essa a utilidade da limpeza periódica. 

Para entender melhor qual a diferença entre a profilaxia e limpeza feita em casa, e saber quais as vantagens desse método, vem com a gente!  

 

Como a profilaxia é feita? 

Agora que o nome não é mais um enigma, é hora de entender como é conduzida a profilaxia. Antes de iniciar o procedimento de limpeza, é necessária a avaliação do dentista sobre a necessidade da profilaxia durante a consulta

É importante ressaltar que a profilaxia deve ser feita com um profissional devidamente capacitado, para que seja seguro para o paciente e atinja os objetivos necessários.

Caso haja necessidade de limpeza, é feita a retirada do tártaro e placa bacteriana através de ultrassom ou de ferramentas de curetagem e raspagem. Após isso, é feita a escovação com um aparelho que se assemelha às escovas de dentes elétricas caseiras para polimento das superfícies dos dentes e das restaurações para aumentar a sua durabilidade. Por fim, é feita a aplicação de um jato de bicarbonato de sódio que serve para a finalização da remoção de manchas. 

Resumindo, este procedimento é responsável pela remoção de tudo que pode ser danoso para a saúde bucal:

  •  placas bacterianas;
  •  tártaro;
  • manchas superficiais.

Além disso, o profissional limpa gengiva e cada face do dente individualmente. 

Para executar todas essas etapas não há um tempo padrão, porque dependerá da necessidade e conforto do paciente durante a limpeza. A Clínica Abla preza por uma verdadeira experiência ao cliente, desassociando a ideia de que ir ao dentista é um momento de tensão ou desconforto. 

Para saber mais, leia: Primeira consulta desmistificada: tudo que você precisa saber sobre este contato inicial 

 

Quais são seus benefícios? 

Com a limpeza que é realizada, já é de se imaginar que quando a profilaxia é feita de maneira periódica, tem excelente resultado na prevenção de inflamações e doenças, tanto nos dentes quanto na gengiva. Outro benefício é a estética do sorriso: essa também é aprimorada, uma vez que os dentes se mantêm mais brancos e a gengiva fica mais saudável. 

A remoção das placas tem papel fundamental na manutenção do bom hálito e a cárie é prevenida com o processo de remineralização do esmalte do dente, no qual são usados produtos fluoretados. 

 

Dúvidas sobre a profilaxia 

Você já entendeu que vale a pena reservar umas horinhas da sua agenda para ir ao dentista e garantir um sorriso bonito e saudável, mas é sempre válido tirar todas as dúvidas que podem aparecer enquanto você lê este artigo.

 

Periodicidade do procedimento

De forma geral, o indicado é que a limpeza seja feita de seis em seis meses, ou duas vezes por ano. Apesar disso, é sempre importante manter o acompanhamento com o dentista para além da profilaxia, para avaliar eventuais problemas, como riscos de cáries ou qualquer outro incômodo que possa surgir. 

Caso haja alguma disfunção (como uma doença crônica) que estimule a produção de placa bacteriana, o intervalo da limpeza deve ser diminuído e adaptado à necessidade do paciente. 

 

Dor durante o procedimento

O procedimento de limpeza é indolor, desde que seja feito com as ferramentas adequadas. Entretanto, pacientes que sofrem de sensibilidade nos dentes ou alguma inflamação da gengiva, podem sentir algum desconforto. 

Mas não há motivos para preocupação, porque isso não é um empecilho: um profissional capacitado está sempre atento ao paciente e pode contornar situações como esta com uma anestesia, caso necessário, no local de maior dor.  

 

A limpeza é para todos

Ninguém está imune da formação de placas bacterianas ou desenvolvimento de tártaro. Por isso, a profilaxia é para todos: crianças, adultos e idosos. O cuidado periódico é importante em toda a faixa etária e na idade das crianças, especificamente, ajuda na redução da formação de cáries, que são comuns nessa época. 

 

Cuidados após a profilaxia 

Após a limpeza no consultório não é indicada a alimentação imediata, especialmente se for com alimentos gordurosos ou açucarados, que estimulam a formação de cáries. Não há indicação de um tempo específico para aguardar até o consumo de alimentos, mas quanto maior for o intervalo, melhores serão os resultados do tratamento com flúor.

Como todo tratamento, o resultado também depende do cuidado em casa. Então, para prolongar a duração da limpeza, é recomendado manter uma boa higiene bucal, com escovação após as refeições e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia. 

E aí, se animou para agendar sua profilaxia? Entre em contato com os nossos especialistas e marque uma consulta! Estamos esperando por você. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.