Lentes de contato dental ou facetas? Saiba como decidir entre os queridinhos do momento

Tudo que você precisa saber sobre esses tratamentos que são um grande aliado da estética e cada vez mais procurados pelos pacientes!

Ter um sorriso bonito é um desejo cada vez mais comum e mais fácil, graças à tecnologia! Muitos cuidados de longo prazo são eficazes para esse objetivo, mas as lentes de contato dental ou facetas ficaram muito conhecidas pela rápida transformação que causam. As  celebridades foram pioneiras nesse método e não demorou muito para as lentes se tornarem populares. 

Aqui na Clínica Abla nossa prioridade é oferecer uma experiência de segurança e bem-estar para os pacientes. Construir um sorriso bonito e saudável, sem dúvidas, faz parte desse processo e os procedimentos são uma ferramenta para esse propósito. 

Como prezamos pela informação como grande parceira da tranquilidade, fazemos questão de sanar, de maneira empática, todas as dúvidas e inseguranças que surgem desde a chegada na clínica, passando pela primeira consulta até o final do tratamento. 

A ideia deste artigo é também essa: passar com clareza a informação necessária sobre esse assunto. Então, vem com a gente! 

 

O que são as lentes de contato dental ou facetas? 

As lentes de contato e facetas são lâminas de cerâmicas coladas na frente dos dentes, com características diferentes entre si, para corrigir pequenos “defeitos” nos dentes dos pacientes. 

Tamanhos diferentes, dentes escurecidos que não clareiam com tratamentos, fechamento de diastema (aquele espacinho entre os incisivos centrais) ou, simplesmente a harmonização do sorriso são os principais motivos para as pessoas que buscam esses recursos. 

A escolha entre os dois métodos é feita de acordo com a finalidade do tratamento, e o que diferencia uma da outra é o desgaste necessário e a espessura do material.

 

Qual a diferença entre as lentes de contato e as facetas?

Por serem mais grossas (terem maior espessura), as facetas precisam de um desgaste maior da superfície do dente e são indicadas em casos de dentes que precisam de mais restaurações e estão em tons mais escuros. 

Já as lentes de contato não requerem desgaste e são ultrafinas, com a espessura menor que de uma unha. Por isso, são as mais usadas nos casos de harmonização

 

Quanto tempo duram?

De acordo com a American Dental Association, as lentes ou facetas  duram por volta de dez anos e depois desse tempo devem ser substituídas. Mas  cuidar da saúde bucal é sempre um ponto que enfatizamos e nesse caso também é primordial. 

Para conservação das próteses, são necessárias boas práticas de uso, como:

  • Realizar consultas regulares com o dentista para manutenção: A manutenção deve ser feita periodicamente, com o intuito de prevenir e tratar possíveis infiltrações de cáries e inflamações gengivais.
  • Manter uma boa higiene bucal: É necessário maior atenção com a higiene, especialmente com o uso de fio dental nas áreas de emenda da lâmina com o dente. O creme dental também deve ser apropriado, para evitar a perda de brilho da cerâmica.
  • Adequar a alimentação ao procedimento (evitar morder superfícies muito duras): Como as superfícies (do dente e da lâmina) são coladas, é preciso ter cuidado ao morder para não danificar a emenda com o passar do tempo e aumentar a chance de alocação de sujeira e bactérias.
  • Evitar roer unhas e ranger os dentes (e tratar em caso de bruxismo): Esse tópico segue o mesmo raciocínio do anterior: todas as condutas que podem danificar a emenda, devem ser evitadas para a maior duração das próteses.

Benefícios dessa ferramenta

Devido à popularidade, você já deve imaginar que os benefícios desse tratamento são inúmeros. 

Com os avanços tecnológicos, as facetas e lentes de contato se tornaram opções extremamente seguras. Em pacientes que não têm o hábito de roer as unhas, morder canetas e não têm qualquer problema ortodôntico, o risco delas caírem é praticamente zero, garantindo um sorriso lindo e duradouro. 

 

Riscos e contraindicações 

Por mais incríveis que os tratamentos possam parecer, as lentes de contato/facetas devem ser utilizadas quando há sentido, tecnicamente falando. Ou seja, pacientes que podem resolver questões estéticas com ortodontia ou clareamento, por exemplo, não devem ser conduzidos por outro caminho.

Também é necessária a constatação de que todos os componentes da cavidade bucal estão saudáveis: pessoas com doenças na gengiva e má higiene bucal não são recomendadas a usarem estes tipos de próteses. 

Por conta da popularidade desse tratamento, existe também a falsa percepção de que ele é a alternativa mais fácil e viável. Mas antes de decidir fazê-lo, deve ser sempre considerado que o desgaste dos dentes é irreversível. 

Apesar de existir a opção em que não há desgaste do dente natural, essa ainda é minoria nas aplicações, pois a maioria requer algum desgaste para melhoria do resultado de cor, tamanho e posição. 

 

Importância de um bom profissional 

Como em todo procedimento, a escolha do profissional faz toda a diferença. Nesse caso em específico, por haver majoritariamente um desgaste no dente natural, é fundamental que um dentista capacitado esteja à frente.

A lâmina de cerâmica precisa estar bem posicionada para que o paciente não adquira uma sensibilidade em função da deterioração da camada de esmalte, expondo áreas em que existem terminações nervosas e que causam dor.

Outro possível problema decorrente do mau posicionamento da lâmina de cerâmica é a infiltração de cárie entre a mesma e o dente. Isso pode causar gengivite e implicar em mais restaurações… ou até mesmo na troca das lentes. 

Como dissemos antes: a ideia com esse artigo é te fazer entender melhor sobre esses tratamentos, que são uma ótima ferramenta da odontologia. Isso também inclui alertar sobre os perigos, para uma tomada de decisão consciente. 

 

Como saber qual o melhor procedimento? 

A melhor resposta é: converse com um profissional! Agende uma consulta e esclareça todas as dúvidas específicas, para chegar a uma conclusão junto com o dentista do que pode melhor atender às necessidades. 

Se ficou interessado em conhecer melhor a Clínica Abla e investir no seu sorriso, entre em contato através do formulário de contato. Será um prazer atendê-lo!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.