Você já ouviu falar em “bruxismo”?

O termo bruxismo nada mais é do que o nome científico do ato de ranger ou apertar os dentes, causando um atrito forçado que pode fazer muito barulho e ocorre, principalmente durante o sono.

Muito comum em crianças, o bruxismo pode, ou não, desaparecer na adolescência. Mas não pense que é uma condição exclusiva da infância, muitos adultos rangem os dentes e causam grandes problemas bucais por conta desta condição.

Abla, me conta por que as pessoas têm isso?

O bruxismo pode ocorrer em pessoas muito ansiosas, agitadas ou que estejam passando por alguma situação de estresse. Outro agravante para ranger os dentes é fazer o uso excessivo de substâncias estimulantes, como: drogas, cigarro, álcool ou cafeína.

E como eu sei se tenho ou não bruxismo?

Para ter um diagnóstico certeiro, é preciso passar por uma consulta com nossos especialistas, mas alguns principais sinais podem fazer você perceber o problema.

  • Ao acordar, repare se do lado interno da bochecha há uma linha marcando os dentes. Esta linha, conhecida como Linha Alba, costuma aparecer quando há uma força anormal entre os dentes;
  • Desgaste do esmalte dental;
  • Sensibilidade extrema nos dentes;
  • Dor de cabeça constante;
  • Dor nas articulações do rosto;
  • Dor e mobilidade nos dentes. 

E Abla, isso tem cura?

Claro! As pessoas que são diagnosticadas com bruxismo, têm em primeiro lugar, a causa do problema investigada, assim, podem tratar da questão principal. 

Mas o dentista, normalmente indica o uso de placas oclusais para evitar que a pressão excessiva e o ranger durante a noite possam prejudicar cada vez mais os dentes. Além disso, podem ensinar aos pacientes exercícios que ajudam a relaxar o maxilar para aliviar as dores da tensão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.