Retração Gengival, o que é?


Você sabe o que é Retração Gengival? Não? Então, nós da Equipe Abla estamos aqui para tirar mais essa dúvida!


A retração gengival acontece quando há o deslocamento da gengiva expondo grande parte do dente ou, em alguns casos, até parte da raiz dental e pode ocorrer em um ou mais dentes do paciente ao mesmo tempo.

A causa real do problema é difícil de identificar, existem diversos fatores que podem levar a diminuição da quantidade de gengiva que cobre os dentes, como por exemplo: Fricção exagerada na hora da escovação com escova de cerdas duras, inflamação por placa bacteriana, forças excessivas sobre o dente causada por má posição dentária, movimento ortodôntico realizado de maneira incorreta, entre muitos outros.

Muitas pessoas nos perguntam se com o passar da idade, a probabilidade de ter retração gengival aumenta. Na realidade, uma pequena retração pode ser percebida ao longo dos anos, mas isso depende de pessoa para pessoa e como em todos os casos é tratável!

O tratamento da retração normalmente se faz evitando que o quadro piore. O especialista avalia e dá o direcionamento para escovações adequadas, faz limpeza profissional, se for necessário ajusta restaurações e corrige a posição dos dentes com aparelhos ortodônticos.

A correção gengival é muito buscada por questões estéticas, mas o tecido gengival também serve para proteção dos dentes. Se o dentista junto com o paciente achar que precisam corrigir a retração, existem técnicas cirúrgicas que em diversos casos, vale a pena tentar.

Para cuidar direitinho do seu caso de retração gengival, agende sua consulta na Clínica Abla, será um prazer trazer o seu sorriso de volta!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.