Preto no branco: o carvão clareia mesmo os dentes?

Ao navegar pelas redes sociais podemos encontrar diversas receitas milagrosas para deixar os dentes mais brancos, não é mesmo? Recentemente, vídeos de pessoas escovando os dentes com uma pasta preta, feita a base de carvão ativado, fizeram sucesso com a promessa de clarear os dentes. 

Antes de qualquer coisa, vale explicar que o carvão ativado é diferente do usado em churrasqueiras. Apesar da origem vegetal de ambos, o que vemos nos vídeos da internet é obtido a partir de um processo industrial do carvão convencional, para uso da medicina. Ele também é utilizado em sistemas de filtragem de purificadores de água caseiros para reter impurezas.

Mas a questão é: O carvão ativado clareia mesmo os dentes? 

Segundo os especialistas da Clínica Abla, o creme dental com o componente pode até ajudar a remover manchas superficiais, como aquelas deixadas por resíduos de comida, vinho ou café, mas não clareiam o pigmento do dente. Além disso, o carvão pode desgastar os dentes causando manchas no futuro.

Para as pessoas que desejam clarear os dentes, a Clínica Abla indica marcar um horário com um dos nossos dentistas para conhecer as opções de clareamento feitas no consultório. Muitas das receitas caseiras podem ser tanto ineficazes, quanto prejudiciais a saúde bucal, causando danos no esmalte do dente, dor e sensibilidade. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.