O que são as cáries dentárias?

IMG_0596-300x300 O que são as cáries dentárias? Sem categoria

Talvez você ainda não saiba, mas cáries são desgastes provocados por  bactérias que produzem ácidos e destroem o esmalte e a dentina do dente, causando sensibilidade, dores, manchas, buracos e em casos mais graves, abscessos, infecções e até perda dental.

  Este tipo de degeneração dos dentes é causada principalmente pelo estilo de vida do paciente. Os principais fatores para o aparecimento das cáries são a dieta, os cuidados bucais, a presença do flúor na água consumida, a quantidade de flúor na pasta de dentes usada, e a hereditariedade.

Mas Abla, como eu sei que estou com cárie?

Só um especialista pode confirmar com certeza se você tem cáries ou não. Isso acontece, porque este desgaste começa embaixo da superfície do dente, onde não é possível enxergar sem uma avaliação. 

E aquele buraquinho que fica no dente quando a cárie aparece?

Este “buraquinho” é a cavidade da cárie, ela só fica exposta depois que  os ácidos produzidos pelas bactérias da placa corroem a estrutura do dente, fazendo com que a superfície desmorone e exponha esta cavidade. Neste caso, você consegue identificar e precisa marcar uma consulta com o seu dentista o quanto antes. 

E como eu posso evitar cáries?

A melhor dica que os dentistas da Clínica Abla podem dar, principalmente no momento em que estamos vivendo é: Previna-se! 

Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia e passe fio dental. Tenha uma dieta saudável, sem muito açúcar ou carboidratos, use produtos que tenham flúor e assim que a pandemia passar, venha nos fazer uma visita. 

Consultar regularmente o seu dentista é primordial para manter a sua saúde bucal sempre em dia, pois com atendimentos periódicos, ele consegue detectar e tratar pequenos problemas o quanto antes.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.