O que é profilaxia?

Se você acompanha as nossas redes sociais (se não acompanha, deveria acompanhar), já viu que falamos muito sobre a importância da profilaxia. Mas você sabe o que é e para o que serve?

A profilaxia nada mais é do que a parte clínica que faz ações para prevenir as doenças, como medidas de higiene, atividades físicas, cuidado com a alimentação, vacinação, entre outros.

Mas, me conta Abla. E na odontologia, o que é considerado profilaxia?

A profilaxia é uma limpeza bucal mais profunda realizada por um cirurgião dentista no consultório. Ela é diferente da rotina de higiene que o paciente tem em casa por ser feita com material e produtos específicos. Além disso, o profissional limpa gengiva e cada face do dente individualmente.

Por ser mais detalhada, a limpeza é muito procurada nos consultórios e tem como objetivo a frequência do paciente para um acompanhamento rotineiro e preventivo.

E o que é feito nessa limpeza?

Normalmente é feita a retirada do tártaro e placa bacteriana através de ultrassom ou de ferramentas de curetagem e raspagem. Depois, é feita a escovação com um aparelho que se assemelha as escovas de dentes elétricas caseiras para polimento das superfícies dos dentes e das restaurações para aumentar a sua durabilidade. Por fim, é feita a aplicação de um jato de bicarbonato de sódio que serve para finalização da remoção de manchas.

O indicado é que a profilaxia seja feita a cada seis meses, salvo exceções. E agora que você já sabe o que é e quão importante é essa limpeza profunda, que tal marcar um horário na Clínica Abla para deixar o seu sorriso em dia com a saúde?