O que é Odontologia Neo Natal


Já dissemos anteriormente aqui no Abla Blog que a saúde bucal dos bebês começa dentro da barriga das mamães, está lembrado? Há diversos fatores que influenciam no bem estar da boca do seu bebê, além da saúde e alimentação da mamãe e claro, do próprio bebê.

Para que esteja tudo esclarecido na cabeça das novas mães, existe a Odontologia Neo Natal, ou consulta durante a gestação. Este acompanhamento é muito importante para que os pais recebam orientações de profissionais qualificados sobre higiene oral, hábitos muito comuns, como chupetas e mamadeiras e a importância do desenvolvimento do maxilar e mandíbula e quais fatores atrapalham este desenvolvimento.

Uma das grandes preocupações dos pais é na hora de escolher uma mamadeira para o seu bebê, seja para amamentá-lo desde o nascimento ou para usar após os seis meses de idade. O bico da mamadeira deve ser de uso ortodôntico, pois assim garante a posição correta da língua do bebê, abaixo do bico, simulando a sucção que ele faria nos seios durante o aleitamento. Essa posição certifica que a pega esteja correta para o desenvolvimento da musculatura da boquinha. Uma dica importante na hora de escolher o bico da mamadeira é que ele não deve gotejar quando virado de cabeça para baixo e se atentar ao tipo de líquido que vai oferecer para a criança naquela mamadeira. Existem bicos específicos para leite, água ou outros líquidos. Lembrando sempre que o aleitamento, além de ser o melhor alimento para o seu bebê até pelo menos seis meses de vida, também é um momento de amor pleno e acalento.

A chupeta existe para complementar a necessidade de sucção que os bebês têm e muitas vezes não são supridas somente durante a mamada. Assim como a mamadeira, é necessário que tenham o bico ortodôntico, para que não prejudiquem o desenvolvimento da musculatura do maxilar. Além de serem mais seguras e higiênicas, as chupetas também são mais fáceis de serem removidas do que o hábito de chupar o dedo.

E se surgir qualquer outro tipo de dúvida, os profissionais da Clínica Abla estão sempre disponíveis para ajudar e orientar todos os pacientes. Venha nos fazer uma visita!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.