O que acontece na boca, não fica na boca

Mas Abla, como assim? 

A boca é a porta de entrada para os meios de sobrevivência, como comer e beber água, mas também pode ser porta para muitos microorganismos que prejudicam a saúde, não exclusivamente a bucal. Ou seja, precisamos manter a boca saudável para manter o corpo saudável. 

Bactérias que vivem na boca se proliferam formando colônias, e essas colônias formam placas nos dentes, chamadas de placa bacteriana. Esta se não for cuidada com higiene bucal diária e visitas periódicas ao dentista, pode se espalhar por toda a superfície interna da boca. Um lugar quentinho e úmido é perfeito para acumular e proliferar bactérias. 

Por “atacarem” o sistema imunológico, as bactérias são combatidas por células inflamatórias criadas pelo próprio corpo, que causam gengivite e periodontite, prejudicando muito as gengivas. 

Atividades comuns do dia a dia, como mastigação, podem romper vasos sanguíneos dos locais onde há inflamação nas gengivas e deslocar pedaços da placa, fazendo com que as bactérias caiam na corrente sanguínea. 

Em casos muito graves de doenças gengivais, existem estudos que comprovam que essas bactérias podem causar até doenças no coração, criando placas nos vasos sanguíneos. Também podem causar pneumonia, com as bactérias causando inflamações sérias nos pulmões, artrite reumática, que  é uma inflamação nas articulações, entre muitos outros problemas.

Por isso, a higiene bucal é tão importante. E não pense que é suficiente apenas escovar os dentes. O combo fio dental, escovas macias de cerdas retas, pasta de dentes com flúor e antisséptico bucal indicado pelo seu dentista garante a melhoria da sua saúde. 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.