O futuro do seu sorriso: como a tecnologia contribui para a evolução dos tratamentos na odontologia

A modernização das técnicas e o surgimento de novas tecnologias têm transformado as possibilidades de tratamento odontológico. Vem com a gente entender como o futuro do seu sorriso pode se beneficiar nessa revolução.

Se tem uma coisa que podemos dizer com segurança é: nós vimos a odontologia evoluir muito ao longo dos 65 anos de existência da Clínica Abla. Mais do que isso, trabalhamos duro para trazer sempre com brevidade cada novidade, tendência ou evolução do setor com o objetivo de oferecer as melhores possibilidades de tratamento para nossos pacientes.

E se antes as grandes inovações aconteciam em prazos de séculos ou décadas, apoiadas em novos estudos e descobertas científicas, de algum tempo pra cá esse intervalo se torna cada dia menor. Em décadas, ou mesmo em pares de anos, a evolução da tecnologia e das técnicas possibilita darmos saltos incríveis em tratamentos cada vez mais aperfeiçoados e confortáveis para o paciente e com resultados excepcionais.

Podemos até dar um nome para esse movimento: revolução. É o futuro do seu sorriso a apenas uma ligação ou mensagem de distância.

Foi-se o tempo em que os melhores tratamentos eram inalcançáveis e a dor era quase certa em procedimentos mais complexos (mesmo que fosse apenas a dor da picadinha para a anestesia). Tudo mudou e ficou melhor, em todos os sentidos.

E para que você possa entender um pouco melhor do que estamos falando, no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre algumas das tecnologias inovadoras que você pode ter a sua disposição em um tratamento odontológico. E aqui na Clínica Abla você conta com todas elas 😉

Acompanhe!

A facilidade do diagnóstico e planejamento em uma imagem

Você certamente já ouviu falar em scanner, certo? Seja para digitalizar uma foto, detectar o conteúdo de uma mala ou objeto ou ainda avaliar a composição corporal, essa tecnologia evoluiu absurdamente desde seu surgimento e tem alcançado novos horizontes a cada evolução. Pois a era digital também chegou à odontologia. 

O Medit i500 é um scanner intraoral digital leve, pequeno e prático, de alta tecnologia, que permite digitalizações perfeitas e fidedignas para um tratamento preciso e bem-sucedido. Pode ser utilizado em odontologia estética, Implantodontia, Ortodontia e alinhadores, Odontopediatria, confecção de guias cirúrgicas e tratamentos de bruxismo.

Se combinado a outras tecnologias, como a Tomografia ATM (falaremos dela a seguir), é possível termos uma visão completa para traçar diagnósticos, planejar e orientar tratamentos e procedimentos ou ainda avaliar o resultado desejado. Tudo isso para vermos o futuro do seu sorriso (e a sua saúde!) da forma mais profunda possível.

 

Quer saber como anda sua mastigação?

Outra tecnologia que ajuda a ter uma visão mais completa da saúde do paciente é a Tomografia ATM, ou Tomografia Computadorizada de Articulações Temporomandibulares. Este é um exame de diagnóstico de imagem das articulações temporomandibulares que avalia o crânio e a mandíbula, região responsável pela mastigação.

O processo é rápido e indolor e, em alguns casos, é necessário o uso de contraste para melhor visualização das alterações. As imagens são obtidas por meio de radiação ionizante, a mesma do raio-X.  

Por meio da Tomografia ATM é possível fazer o escaneamento da face e da mordida para avaliarmos, por exemplo, o encaixe da mandíbula do paciente e que tipo de tratamento ou reabilitação será necessária.

 

Tchau, apnéia!

Melhor amiga do bruxismo, a apnéia é um distúrbio do sono que afeta a respiração da pessoa, fazendo com que ela pare de respirar uma ou mais vezes ao longo de uma única noite de sono. Acredita-se que entre 30% e 35% da população pode sofrer de apneia do sono, o que afeta a qualidade do sono e pode levar a outras complicações de saúde. Quem tem ou já teve sabe: é um pesadelo (duplo, já que pode acontecer enquanto você dorme e tem outro pesadelo).

Na visão odontológica, a explicação para a apnéia é simples: quando o paciente não desenvolve a mandíbula correta, ao dormir ele relaxa e a língua naturalmente se recolhe pra trás, obstruindo a passagem do ar.

A boa notícia é que já existe solução para resolver isso. O dispositivo OdontoApneia é um tratamento realizado por dentistas, em que o aparelho ajusta a mandíbula do paciente para frente e, com isso, pode substituir o CPAP, aparelho pressurizador utilizado durante a noite por pessoas que sofrem de apnéia do sono. O CPAP é um aparelho que pode ser incômodo e desconfortável para dormir, então imagine a leveza de substituir um cabo de ar que até mesmo limita sua movimentação na cama para trocar de posição por um aparelho intraoral simples, leve e eficiente? 

Literalmente você sai do pesadelo diretamente para o sonho bom…

 

O extermínio do maior vilão da odontologia

Pense rápido: qual é o maior vilão da história no universo da odontologia?

Acertou quem respondeu: o barulhinho do motor do dentista!

Nenhum outro som jamais foi tão temido quanto este.

Mas se você ainda sofre por conta desse vilão nada silencioso, então saiba que está sofrendo em vão…

O motor elétrico sem barbilho é uma tecnologia moderna e já presente em muitas clínicas e consultórios odontológicos. Além de não ter o tão temido “barulho”, esse equipamento também é mais preciso para cortes e demais tratamentos, tornando o procedimento (e o futuro do seu sorriso) mais simples e confortável tanto para o paciente quanto para o dentista.

 

Anestesia indolor? Temos!

Outro procedimento que ainda é tabu e gera distância entre o paciente e o consultório – e talvez o segundo maior vilão da odontologia – é a anestesia. Ela está diretamente ligada ao pensamento de incômodo e dor.

Mas esse sofrimento também não faz mais parte da realidade de nenhum paciente aqui na Clínica Abla: a anestesia computadorizada veio para quebrar este estigma!

A velocidade em que o anestésico é aplicado é o que pode causar dor. Isso acontece porque em uma seringa normal não é possível controlar o êmbolo manualmente.

Na tecnologia que utilizamos, o fluxo de aplicação do anestésico é controlado por um aparelho eletrônico (o Morpheus®) que regula a velocidade e o volume de anestésico injetado, tornando a anestesia indolor e minimizando seus efeitos colaterais.

Então se pensarmos que o dentista antes era um vilão por causa do barulhinho do motor e da anestesia, já pode mudar esse status de vilão para herói porque o jogo virou!

 

Você sabia que podemos eternizar o seu sorriso de maneira digital?

Outra novidade daquelas que chegaram para ficar aqui na Clínica Abla é o banco de sorrisos.

Imagine que incrível você ter a possibilidade de guardar o seu sorriso para sempre!

Mas isso não é apenas um “capricho” como pode parecer. Antes ou depois de um tratamento, ter o histórico da saúde do seu sorriso pode ser uma peça chave para analisar qualquer intercorrência futura, agilizando diagnósticos e simplificando tratamentos sem maiores dores de cabeça (literalmente, em alguns casos!).

Guardamos tantas coisas.. Por que não guardar o seu sorriso?

Faça um seguro pensando no futuro do seu sorriso.

 

E o que mais vem por aí?

Até aqui vimos tecnologias que, mesmo sendo modernas e inovadoras, já existem e fazem parte do nosso dia a dia. Mas o que mais teremos adiante?

Uma das inovações que nós acreditamos ser um ponto importante para o futuro é a análise salivar e a impressão de coroas.

Apesar de hoje já existirem algumas técnicas de análise salivar voltadas à exame de mau hálito, neste caso estamos falando de uma tecnologia diferente. 

No futuro é possível que exista um equipamento de análise salivar ou raspagem de tecido com esfregaço para mapeamento do DNA do paciente com base nas proteínas da membrana da célula. Não se trata de análise do genoma, e sim do comportamento do organismo e compatibilidade da célula para incidência ou não de doenças. 

Isso permitirá traçar um diagnóstico preventivo sobre possíveis doenças que o paciente pode ter baseado no mapeamento desse DNA extraído da saliva. E imagine como essa possibilidade pode simplificar a vida de alguém tornando possível tomar ações preventivas antes que o problema apareça! 

É por isso que somos tão fascinados em tecnologia e acompanhamos diariamente cada inovação e revolução tecnológica do nosso universo odontológico. E você pode ter certeza que continuaremos fazendo isso sempre, pois é mais do que uma prática positiva para nossos pacientes: é parte da essência Abla!

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer melhor alguma dessas tecnologias? Marque uma consulta com nossos especialistas e invista no futuro do seu sorriso!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.