Fio ou fita dental – Qual o melhor?


Todo mundo sabe que para uma higiene bucal bem feita é necessário escovar os dentes com escova e pasta de dentes próprias para o seu tipo de dentição e passar fio ou a fita dental.

O que pouca gente entende é a importância desses instrumentos para a saúde da boca. Eles foram desenvolvidos para alcançar partículas de comida que a escova não alcança entre os dentes. Existem dois tipos de fios que conseguem exercer esta função, a diferença entre eles está no formato.

O fio dental é cilíndrico e formado por vários filamentos. Quando utilizado de maneira correta, ou seja, “abraçando” o dente, ele se torna uma espécie de tira que ajuda a eliminar os restos dos alimentos.

A fita dental é mais fina e achatada, com filamento único e não afrouxa, como o fio pode fazer. Além disso, por ter o formato mais largo, pode ser mais fácil de passar entre os dentes. Mas, fique atento, se você tiver os dentes muito próximos, a arcada dentária pequena ou um dente sobre o outro o fio pode ser a melhor opção.

O mais indicado é que você consulte um dos nossos especialistas para saber qual é o melhor instrumento de limpeza para o seu caso.

Lembre-se que o mais importante é saber usar o fio ou a fita de maneira correta. Fazer movimentos suaves para não prejudicar a gengiva é primordial, e claro, para manter seus dentes e boca sempre saudáveis não esqueça das suas consultas aqui na Clínica Abla.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.