Extração de dentes: Quais cuidados preciso tomar?

Extrair um dente pode ser motivo de muita preocupação e dor de cabeça para o paciente, não é mesmo? Mas nós do Abla Blog estamos aqui para provar que com as dicas certas dos nossos profissionais qualificados, este momento de nervosismo pode ser bem mais fácil de lidar.

– Após a extração de um dente, recomendamos repouso:

  • Evite falar muito para não forçar a boca, assim as chances de sangramento e inchaços são menores.
  • Faça o mínimo de esforço possível pelo menos nos três primeiros dias e mantenha a cabeça mais elevada que o corpo nas primeiras 24 horas.
  • Na primeira semana, tente não ficar exposto ao sol e não faça exercícios físicos.

– Cuide da alimentação:

  • Os alimentos quentes podem causar sangramento da ferida nas primeiras 48 horas, por isso dê preferência para aqueles que sejam frios ou gelados, lembrando sempre de tomar cuidado para não ingerir alimentos que possam machucar a área operada.
  • Sorvetes, sucos, vitaminas, iogurtes, gelatinas, sopas, caldos, purês e massas são alimentos com textura macia e são ótimos para alimentar o paciente na fase pós operatória. Lembrando de manter uma dieta balanceada! 
  • Beba muita água, a hidratação é importante SEMPRE.

– Higienize e cuide bem do local da extração:

  • É importante limpar sempre os dentes com uma escova de cerdas macias, tomando um cuidado extra com o local operado, usar pasta de dentes e enxaguante bucal recomendado por um dos dentistas da Clínica Abla e lembrar de não fazer bochecho nos primeiros dias, para evitar sangramentos.

Além das dicas acima, é importante lembrar de não passar o dedo, a língua ou qualquer objeto na área de extração, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas, pois isso pode atrapalhar o processo de cicatrização. 

Caso ocorra sangramento excessivo, dor muito forte ou febre não tome nenhum medicamento por conta própria, avise o seu cirurgião dentista e venha visitá-lo o quanto antes. 

Ah, não se esqueça de seguir à risca a receita medicamentosa, cumprindo quantidades e horários, assim a sua recuperação será excelente. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.