Cáries: você as conhece?

A equipe da Clínica Abla sabe que você já ouviu falar em ‘cárie’, e, embora seja a doença bucal mais conhecida, queremos ter certeza que você conheça esta vilã direitinho.  

A cárie mais comum é a coronária, que fica na superfície de mastigação ou entre os dentes e é causada por bactérias que vivem dentro da boca. Essas bactérias em contato com os alimentos que ficam presos nos dentes, produzem ácidos que causam desgastes e fazem os tão desagradáveis buraquinhos. 

E você sabia que ela é classificada como doença infecto-contagiosa? 

Pois é, assim como o vírus da gripe, as bactérias responsáveis pela mais comum das dores de dentes podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Os casos mais conhecidos da transmissão da doença  são entre mães e filhos, principalmente quando a mãe prova a comida para testar a temperatura antes de oferecer a criança ou entre casais, por conta do contato físico. 

Se depois dessas informações, você está se perguntando como evitar que seus dentes fiquem doentes, a resposta é simples: Prevenção!

Visitas regulares aos nossos consultórios para limpezas periódicas, escovação frequente com uma boa escova (de preferência com cerdas macias que não machuquem a gengiva, nem os dentes), uso de fio dental e claro, uma dieta saudável sem muitos doces, refrigerantes e alimentos embutidos. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.