Boquinha limpa, dentinho saudável

Uma das maiores dúvidas que os pais têm é: Quando devo iniciar a rotina de cuidados com a saúde bucal do meu filho? A resposta é simples, na gestação.

Isso mesmo! A mamãe precisa se preocupar desde o início da gravidez com a formação da arcada dentária do bebê, por isso deve fazer ingestão de alimentos ricos em fósforo e cálcio.

A boca do recém-nascido tem menos resistência a microorganismos, por isso a limpeza desde o primeiro dia de vida é de extrema importância. A higienização da gengiva após as mamadas serve para remover os resíduos de leite e deve ser realizada com uma gaze ou fralda de pano macia embebida em água filtrada.

Esta prática deve ser feita até a erupção do primeiro dente, aí é a vez da escova de dentes  entrar em ação! Junto com pasta ou creme dental sem flúor, a escovação deve ser realizada por um adulto com tempo, interesse e calma, sempre respeitando as dicas do dentista. Ah.. assim que sair o segundo dentinho é hora de começar a passar o fio dental também! Mesmo que haja espaço entre os dentes.

É importante ressaltar que os hábitos com a higiene bucal são cruciais para manter a boquinha das crianças saudável, mas a alimentação também conta muito. Crianças com uma dieta rica em açúcares – doces, bolachas, refrigerantes, mel – e outros alimentos industrializados como salgadinhos, salsicha e molhos condimentados têm maior facilidade para terem cáries. É importante que seu filho tenha uma alimentação variada, o mais natural possível e conheça o sabor natural dos alimentos.

Assim, ele poderá crescer com um sorriso forte e saudável, até a hora da fada do dente chegar!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.