Aftas: o que são e quais suas causas?

Muita gente não sabe, mas as aftas são feridas pequenas e dolorosas que podem surgir na cavidade bucal sem um motivo certo. Na realidade, os dentistas e estomatologistas dizem que elas podem estar relacionadas com problemas de imunidade, traumas causados pela escovação bruta, pelo aparelho ortodôntico desajustado, por mordida, e até mesmo pelo tipo de alimentação.

Nós do Abla Blog sabemos o quanto as aftas podem ser incômodas, por isso trouxemos as causas mais comuns e dicas valiosas para você lidar com elas:

– Baixa imunidade: Estamos em um período em que redobramos os cuidados com a higiene e a saúde, mas isso não significa que nossa imunidade está sempre alta e, embora sejam bem chatas, as aftas podem servir de alerta para algum problema de saúde mais grave. Ter um cuidado contínuo com a sua saúde pode ajudar a manter o sistema imunológico sempre em dia!

– Um machucado na boca pode se tornar uma afta: Escovar os dentes com força, bater a escova na gengiva ou morder as bochechas e a língua são alguns dos casos em que uma lesão, se não for tratada, pode evoluir para uma afta. Além disso, aparelhos ortodônticos desajustados ou recém colocados podem causar pequenas feridas que, muitas vezes, evoluem para aftas. Por isso, para evitar futuros transtornos, converse com o seu dentista e cuide bem de qualquer ferimento na boca.

– Consumo de alimentos ácidos: Ter uma dieta rica em alimentos ácidos como frutas altamente  cítricas e refrigerantes pode contribuir para o surgimento das lesões, .

– Estresse também pode ser um grande causador da afta: Entre tantos outros problemas, o estresse pode ser um grande vilão para a saúde, principalmente na situação que estamos vivendo. Ficar trancado dentro de casa 24 horas com todas as demandas da vida pessoal e profissional, não é nada fácil. É comprovado que ficar estressado prejudica o sistema imunológico e por isso as aftas podem surgir. Para não ter problemas com as feridas, tente levar uma vida mais tranquila e lembre-se de que estamos todos juntos tentando superar mais esta fase. 

Mas nem sempre o motivo das aftas são os descritos acima, por isso é muito importante que você monitore a frequência com que os ferimentos aparecem, o tamanho das feridas e o tempo que demoram para cicatrizar.  

Se a dor não passa com pomadas específicas ou se surgem aftas na sua boca a todo momento é primordial entrar em contato com o seu dentista na Clínica Abla para que ele possa investigar o motivo do desconforto e ajudar você. 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.