A saúde bucal depois da bariátrica

Aqui no Abla Blog trazemos informações sobre assuntos atuais, variados e alguns que surgem em conversas com pacientes, como por exemplo tipos de escovas de dentes certas, pasta de dentes diferentes, procedimentos caseiros, entre outras coisas. Mas, também queremos contar para vocês as nossas preocupações.

Entre pessoas com problemas bucais causados por falta de acompanhamento ou por distúrbios alimentares, os pacientes que também estão no topo da lista de cuidados dos nossos dentistas são os bariátricos.

A cirurgia de redução de estômago pode ter um impacto negativo nos dentes e na boca do paciente se não houver acompanhamento clínico. 

Isso acontece porque é necessário uma readaptação nos hábitos de beber água e comer. A nova rotina alimentar pode alterar a textura da saliva, a deixando mais grossa. A diminuição da lubrificação da boca também compromete a mastigação e o paladar, além disso, por alterar todo o sistema gástrico, o ambiente bucal fica perfeito para a proliferação de bactérias, o que pode desencadear uma série de problemas como cáries, erosão dental e lesão nos tecidos.

Sabendo disso, os especialistas da Clínica Abla recomendam que junto com a equipe médica formada por cirurgiões, psicólogos, nutricionistas, cardiologistas e endocrinologistas, o paciente que opte por fazer uma cirurgia bariátrica também consulte e inclua no seu time um dos nossos dentistas. Assim, garantimos o acompanhamento certo no pré e no pós operatório.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.