A importância de uma boa dentição

O nosso corpo funciona como uma máquina. Todos os órgãos têm funções específicas e interligadas, e é claro que isso inclui a boca e os dentes.

Reforçamos sempre que a importância de uma boa dentição vai muito além da estética. Nossos dentes precisam estar posicionados corretamente e funcionar para cortar, segurar e triturar os alimentos.

Quando os dentes não desempenham seu papel de maneira correta, as outras atividades correlacionadas, como a digestão, podem ser prejudicadas. Se os alimentos não são bem mastigados, quando eles chegam ao estômago os ácidos digestivos não conseguem desempenhar o seu papel, logo, não há absorção correta dos nutrientes.

Além do alinhamento incorreto dos dentes, que pode atrapalhar na função mastigatória, os hábitos errados, como mastigação rápida ou unilateral e ter próteses dentárias não adaptadas perfeitamente também podem comprometer as funções biológicas.

Fique atento, pacientes que têm todos os dentes e uma musculatura oral saudável possuem capacidade mastigatória de 100%, pacientes reabilitados ou com próteses fixas podem chegar próximo disso, dependendo da saúde bucal. Portadores de prótese removível têm sua mastigação com eficiência de 60% e portadores de prótese total de 30%. Por isso é tão importante manter seus dentes em bom estado!!!

Preste atenção na nossa dica: Para avaliar se a mastigação está ocorrendo de maneira satisfatória, avalie a consistência das fezes. Se não há nenhuma parte inteira de alimentos significa que a função está correta, agora… se você consegue ver parte dos alimentos que ingeriu, está na hora de marcar uma consulta com o seu dentista!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.